Esta semana
começou com um evento de relevância sobre a questão hídrica. Trata-se da
Reunião de kick-off do Fórum Mundial da Água, que vai de hoje (27) até
quarta-feira (29), em Brasília, e reúne cerca de 800 pessoas de todo o mundo,
com o intuito de definir o roteiro do evento oficial.
Realizado pela primeira vez no hemisfério sul, o Fórum Mundial da Água
acontecerá em março de 2018, na capital federal, e reunirá líderes políticos,
diplomatas e especialistas do tema água, em busca de novas soluções colaborativas
entre as nações.
O evento, de escala global, acontece a cada três anos e chega a sua 8ª edição.
Alguns dos países que já receberam o Fórum são Turquia, França e Coreia. Neste
último, mais de 40 mil pessoas participaram, representando ao todo 168 diferentes
nações.
Com o tema “Compartilhando Água”, a edição brasileira terá como foco a gestão
descentralizada da água, trazendo propostas de compartilhamento de
responsabilidades entre governos, sociedade civil, empresas privadas e
entidades de outros setores.
O evento também pretende aumentar o foco nos ecossistemas em relação às edições
anteriores, já que esse ano ocorrerá na região do Cerrado, uma das mais ricas
e, ao mesmo tempo, mais devastadas do mundo.
O Programa Água Brasil, que prioriza a questão hídrica no Cerrado, participa do
evento em busca da construção coletiva de soluções. Afinal, água é vida e é
necessário que seja, cada vez mais, pauta nas discussões nacionais e
internacionais.
Extraído de
WWF Brasil