Quem não se
encanta ao ver um jardim bem cuidado? Imagine então se deparar com
megaestruturas de concreto revestidas de vegetação verdinha no meio das ruas e,
ainda por cima, na posição vertical. Pois a Cidade do
México ganhou neste mês um projeto piloto chamado Via Verde, que promete
transformar o visual da capital.
Gigantes
jardins verticais foram instalados em colunas de uma das principais rodovias da
cidade pelo grupo Verde
Vertical, organização sem fins lucrativos que promove o design verde
como forma de melhorar a qualidade de vida nos espaços urbanos e
revitalizá-los.
O projeto
completo prevê cobrir 60 mil metros quadrados de concreto de mais de mil
colunas em rodovias da cidade, gerando 27 quilômetros de vias verdes. Os
benefícios vêm em dose dupla: beleza para os olhos e ar puro para a cidade.
Via Verde
Pelos
cálculos do grupo, os jardins verticais ajudarão a filtrar mais de 27 mil
toneladas de gases
poluentes nocivos à saúde e também apreender e processar 10
toneladas de metais pesados presentes no ar, como chumbo, cádmio e cobre. Em
larga escala, os jardins verticais também ajudam a reduzir as ilhas de calor
nas cidades.
Eles
contarão com um sistema de rega automática por gotejamento, além de captação de
água da chuva da rodovia superior. Segundo o grupo, as espécies de plantas
utilizadas são de alta resistência, baixo consumo de água e apropriadas para as
condições ambientais da região.
A
instalação dos jardins verticais custará cerca de 300 milhões de pesos
mexicanos (cerca de 52 millhões reais) e terá um custo mensal de manutenção de
23 milhões de pesos (cerca de 400 mil reais).
Segundo o
site do projeto, a iniciativa privada vai financiar 100% da execução do
ViaVerde bem como a manutenção mensal exigida. Em troca o governo da Cidade do
México concederá uma licença para as empresas utilizarem 10% da área total para
fins publicitários.
Apesar da
grande popularidade e das boas intenções, o projeto recebeu críticas pontuais da comunidade arquitetônica questionando
se os jardins verticais são a melhor solução para combater a falta de verde e
a poluição. Críticos argumentam que projetos dessa natureza são uma forma de
maquiar o verdadeiro problema: o fato de governos gastarem muito dinheiro na
criação de rodovias para automóveis e atração de novas montadoras, e investirem
muito pouco na criação de espaços públicos e áreas verdes para as pessoas.

Extraído de
Exame.com
Por Vanessa
Barbosa